Notícias

A ONG TETO tem como principal objetivo a superação da extrema pobreza, através da formação e da ação conjunta dos moradores das comunidades onde atua e dos voluntários. Atualmente, os trabalhos são desenvolvidos em seis comunidades aqui no Rio de Janeiro: Jardim Gramacho, Parque das Missões, Vila Beira-Mar, Canal do Anil, Portelinha e Vila Kennedy.

Uma das primeiras ações do Teto, ao iniciar as ações nas comunidades, é a construção de casas emergenciais para as famílias consideradas em situação de vulnerabilidade. Em abril, nos dias 1 e 2, vai ocorrer mais uma construção dessas casas e serão 21 casas, 21 famílias com um teto mais digno . Com o desejo de proporcionar a umas dessas famílias melhores condições de vida, eu, e mais alguns amigos (acho que vocês devem mencionar que é uma iniciativa do colégio junto com vocês) iniciamos uma campanha de arrecadação de recursos para o pagamento de uma moradia de emergência. Precisamos arrecadar 7000 reais, que é o valor da casa.

Na última construção de Dezembro de 2016, foram construídas em um mesmo final de semana, 21 casas emergenciais em três comunidades diferentes: Jardim Gramacho, Vila Kennedy e Parque das Missões. Algumas fotos:

[/]
Construção de Dezembro de 2016 - Parque das Missões

Construção de Dezembro de 2016 - Jardim Gramacho

Esperamos conseguir construir muito mais casas agora em abril!

Por isso, vamos nos juntar para ajudarmos essas famílias! Por favor, DIVULGUEM, DOEM. Pedimos sua ajuda para realizarmos o sonho dessas pessoas! Qualquer doação é bem-vinda!

Esses vídeos mostram um pouco como nosso trabalho é realizado:



Seguem os dados bancários para quem quiser ajudar:

(falem com a Francis se pode usar alguma conta da escola ou uma conta de vocês mesmo. Ter uma conta que o pessoal pode doar dinheiro facilita muito e/ou coloquem o link do crowdfunding)  

Quem fizer depósito, peço, por favor, para me enviar o comprovante. (é bom para vocês terem o controle. Recomendo também que vocês peçam o email das pessoas que doarem diretamente pra vocês. Eu costumo depois da construção mandar um email com algumas fotos para que vejam como foi, e como elas ajudaram a família)

Maiores informações:

- Como é essa casa? 

A casa de emergência do TETO é um modelo pré-fabricado de 18 metros quadrados (padrão ONU) que é construída em dois dias, com a participação massiva de jovens voluntários e famílias da comunidade. As famílias vivem em condições desumanas, chegando a conviver com infestação de baratas, ratos, cobras, porcos e lacraias no seu dia a dia. Vivem majoritariamente em casas feitas com retalhos de madeira, sem suporte e com muitos buracos. O que tentamos, nessa ação, é trazer uma condição um pouco mais digna para essas pessoas. Quinze estacas de madeira elevam e sustentam a estrutura da casa evitando, assim, a entrada de água da chuva, friagem e animais nocivos. Esse processo de construção gera um encontro entre duas realidades separadas pela desigualdade, promovendo uma reflexão crítica frente à pobreza e promove a organização e participação da comunidade.

- O que é o TETO


TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO busca construir moradias mais dignas, promover a educação de crianças de 4 a 10 anos por meio de oficinas de leitura, e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.
Há 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 100 comunidades, construiu mais 2.400 casas emergenciais, desenvolveu 26 projetos comunitários e mobilizou mais de 30 mil voluntários.
TETO é uma organização apartidária que se financia através de doações de empresas e pessoas físicas. Com sua contribuição, você não só passa a fazer parte do movimento por uma sociedade mais justa e sem pobreza, como também assume um papel importante no apoio ao trabalho do TETO, garantindo o impacto de suas ações junto às famílias mais vulneráveis de nossa sociedade
Impacto Social:

  • 4 sedes: SP | RJ | BA | PR
  • +30 comunidades com trabalho constante
  • +100 comunidades com as quais já trabalhou
  • +2500 moradias de emergência
  • 26 projetos comunitários
  • 3 sedes comunitárias construídas
  • 8 comunidades com Programa de Educação - 180 crianças.
  • +30 mil voluntários de dentro e fora das comunidades mobilizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário