Centro de Voluntariado

O que é um Centro de Voluntariado?

Um centro de voluntariado se estrutura basicamente em torno da ideia de transformar necessidades em oportunidades de ação, mobilizando um grupo de pessoas na busca de soluções criativas para muitos dos problemas existentes em nossa sociedade. 

II- Objetivo
Possibilitar a ação voluntária daqueles que querem ajudar àqueles que precisam de ajuda. 

III – Justificativa
Para nós do Teresiano, a solidariedade, mais que um conceito, é uma ação. Acreditamos que a solidariedade brota do encontro entre pessoas que podem ajudar e trocar experiências com o objetivo de encaminhar soluções plausíveis para os problemas existentes no cotidiano de nossas vidas. Diante de tão grandes desafios sociais, econômicos, ambientais, culturais e éticos, o Teresiano convida a todos a pensar as saídas que contribuam para a superação de abismos sociais e econômicos, construindo uma cultura de paz que supere a intolerância, ajudando na construção de uma sociedade mais sustentável e justa para todos vivermos. 

IV – Público alvo
O projeto é voltado para os alunos regularmente matriculados no Colégio, ex-alunos, funcionários e todo o corpo docente do Teresiano. 

V – Possibilidades de ações voluntárias 
Ações pontuais:
São atividades que ocorrem em um determinado momento em atendimento a uma demanda específica. 
• Páscoa solidária: Ocorre durante o período da Páscoa. Os ovos arrecadados são doados para as crianças das creches assistidas pelo Colégio ou são destinados para as crianças da Pastoral da Criança. 
• Visita Solidária: Atividade pontual que pode gerar outros desdobramentos, tais como o retorno dos alunos à Instituição visitada. 
• Natal solidário: Doação de brinquedos para a Pastoral das Crianças.

Ações de voluntariado efetivo:
São ações realizadas ao longo do ano ou de um período determinado. Esta atividade é mais duradoura e exige um maior envolvimento dos participantes, tanto na preparação da atividade, quanto na sua execução. 
• Campanha do quilo: Campanha mensal de arrecadação de alimentos em favor de 05 creches da comunidade da Rocinha e da Casa de Betânia, casa de acolhida a idosos. Os estudantes poderão se envolver diretamente na preparação e realização da campanha, além de fazer a contagem dos alimentos arrecadados e sua distribuição para as Instituições atendidas.
 • Projeto Festa Junina: Envolvimento direto dos alunos, sobretudo os representantes de turma, tanto nas reuniões de preparação da festa, como no dia de sua realização.
 • Projeto Amanhecer: São atividades lúdico-pedagógicas realizadas pelos alunos do Ensino Médio em uma escola pública da região.
• Projeto Êxito: Pré-vestibular comunitário que atende aos alunos da rede pública de ensino.

 VI – Certificação
Haverá certificação das ações voluntárias a partir de um acompanhamento da Coordenação do Centro Teresiano de Voluntariado e da Instituição benefiada. 

VII– Demandas por trabalho voluntário
Direcionando o nosso olhar, é possível identificar diversas oportunidades de ação junto às organizações da sociedade civil, terreno fértil para novos empreendedores sociais. 

VIII – O trabalho voluntário, segundo a Lei 9.608/98, é uma atividade não remunerada prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social inclusive de mutualidade. De acordo com a Lei, não existe vínculo trabalhista no serviço voluntário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário